Atendimento Porto Alegre (51) 9 9531 3532 - São Paulo (11) 9 9639 9699 - Curitiba (41) 9 9795 5360
O que é wood frame?
É o sistema construtivo utilizado em 90% das casas nos EUA, tem mais de 200 anos.
Utiliza madeira reflorestada (cultivada como soja, feijão ou milho) como estrutura de suporte da construção, esta madeira recebe um tratamento em autoclave que impede apodrecimento e cupim, com garantia de normas internacionais.
A fundação é em concreto convencional e os revestimentos de paredes, lajes e tetos são com chapas industrializadas (baixo custo e uso de poucos recursos naturais), agregando muita velocidade de execução, isolamento térmico e acústico nas construções.
Casa de wood frame, 220m², em Caxias do Sul / RS
Mito nº01
Madeira e o fogo
A madeira tem uma grande resistência natural ao fogo, foi assim que as árvores chegaram até hoje: evoluindo.
1º) Construções de wood frame são revestidas com chapas de gesso acartonado (terra emabalada com papel), agregando mais 30 min de resistência ao fogo, antes de expor a madeira a chama.
2º) A medida que o fogo se aproxima da madeira, as suas fibras perdem umidade, aumentando assim a resistência da madeira, para cada 1% de umidade perdida aumenta 3% sua resistência.
3º) Ao ser exposto ao fogo, a madeira carboniza sua superfície externa, aumentando sua resistência ao fogo para as fibras internas, garantindo assim sua resistência por mais tempo.
4º Nos EUA o seguro de uma casa de wood frame é mais barato do que uma casa de steel frame, pois o tempo para levar a ruína da estrutura é maior no wood do que no steel.
Mitos contra a madeira...
Mito nº02
Madeira e o cupim
A madeira utilizada na construção de wood frame no Brasil deve atender a ABNT 16936 de 2023, onde determina-se o seu tratamento anti cupim e contra o apodrecimento, através da imersão em autoclave com o produto chamado CCA (Cobre, cromo e arsênio).
Este tratamento foi descoberto na ìndia por volta dos anos 50 e desde então é utilizado em todo o mundo. Até hoje não foi verificado o ataque de fungos e cupims em madeiras tratadas, por este motivo, o mercado nacional oferece 20 anos de "garantia" contra cupim e contra apodrecimento.
Mito nº03
Madeira e o meio ambiente
A madeira utilizada na construção de wood frame deve ser necessariamente cultivada, pois a árvore do pinus não é natural do Brasil (originada da costa oeste dos EUA). A EMBRAPA fez um trabalho de introdução no território brasileiro e as duas espécies que melhor se adaptaram foram "pinus elliottis" e "pinus taeda", ambos com características bem diferentes porém com muitas vantagens para a industrialização com o wood frame.
O corte final do pinus é feito aproximadamente aos 21 anos, quando restam, em média, 500 árvores/ha. Em todo o ciclo produtivo, é possível obter uma produção média de até 95 m3 aos 8 anos, 70 a 120 m3 aos 12 anos e, aos 21 anos, a produção deve ultrapassar 450 m3/ha. Isto significa, em média, uma produção maior que 30 m3/ha.
São portanto, 21 fazendo fotossíntese, gerando oxigênio e retendo gás carbônico, portanto, não existe nenhum outro insumo da construção tão "ecologicamente" correto quanto árvores.
Mito nº04
Madeira é coisa de pobre
A foto ao lado é do edifício Mjøstårnet feito na Noruega com 84,5m de altura, com sua estrutura totalmente feita em madeira.
A cada dia a conciência de que a madeira é um recurso renovável (você planta e colhe infinitamente) aumenta, fazendo com que as pessoas escolham a madeira cada vez mais.
Diferente do aço e do cimento, que utilizam recursos não renováveis e que são os maiores vilões na geração gás carbônico, a madeira retém o gás carbônico e gera oxigênio, isto faz dela um insumo nobre para o futuro da construção civil no Brasil e no mundo.
O que já foi "coisa de pobre" será daqui pra frente, "coisa de ser humano".
Seja bem vindo ao futuro da construção civil: a tecnologia com madeira.
O que é steel frame?
É o sistema que utiliza perfis de aço galvanizado com menos de 1mm de espessura (poucos recursos naturais) e poderá ser reciclável mesmo daqui a 100 anos (sustentabilidade);
A fundação é em concreto convencional e os revestimentos de paredes, lajes e tetos são com chapas industrializadas (baixo custo e uso de poucos recursos naturais), agregando muita velocidade de execução, isolamento térmico e acústico nas construções.